foto: Mary Leal |
Pela primeira vez, a população do Distrito Federal pode ter acesso a imagens aéreas, da área de cartografia, pela internet e poderá navegar por toda a região do DF e Entorno em dois períodos, 2009 e 2013, em alta velocidade e com imagens em excelente resolução. Os mapas podem ser acessados, a partir desta quarta-feira (30), no próprio site da Codeplan.
"Esses mapas terão muita utilidade tanto para a população quanto para o governo. Para o GDF, será importante para políticas públicas. Todas as secretarias têm áreas de geoprocessamento de dados. Sendo assim, por exemplo, a Secretaria de Educação poderá gerenciar espacialmente todas as escolas cadastradas", explicou a geógrafa da Codeplan Carita Sampaio durante o evento de lançamento.
As imagens, adquiridas com orçamento da Terracap, têm melhor qualidade do que as disponíveis no Google ou outros servidores de mapas comerciais, além de terem sido validadas pelo poder público. “O único custo é com o funcionário público, solução baseada no conhecimento da equipe. E essa solução pode ser replicada a outros órgãos porque a estrutura em que foi montada não tem licença que proíba o compartilhamento”, detalhou o também geógrafo da Codeplan Diego Moreira.
De acordo com o gerente de topografia da Terracap, Júlio Cesar, daqui a 60 dias novas imagens deste ano serão disponibilizadas. “A Terracap tem demanda de dados cartográficos e precisa estar sempre atualizando. Por isso, produz ortofotos do DF e Entorno. São dados 100% disponíveis para qualquer pessoa”, frisou. A extensão territorial do DF é de 5 mil quilômetros quadrados e o mapeamento Geo Service abrange 8 mil quilômetros, por pegar toda a área do Entorno do DF.
Segundo o órgão, a diversidade de usos deste produto pela administração pública e pela sociedade é grande. Já em andamento, pode-se citar a atualização da malha rodoviária distrital pelo DER/DF, a fiscalização ambiental feita pelo IBRAM e a atualização da malha censitária distrital pelo IBGE/DF, sem nenhum custo, convênio ou acordo de cooperação técnica entre esses órgãos e a Codeplan.
SOCIEDADE – Entre os benefícios para a população estão: diminuição de custos com trabalhos topográficos para definição de limites de propriedades; subsídio com imagens de qualidade para localização de seu empreendimento comercial e divulgação em aplicativos geo; ampliação do poder de fiscalização da preservação ambiental dos parques e unidades de conservação; possibilidade de verificação mais precisa da área cobrada por impostos como IPTU; entre outros.
Fonte: Agência Brasília
0 comentários:
Postar um comentário